Livros Recomendados

Recomendações de livros sobre patentes, inovações e áreas afins.

Originalmente publicado nos EUA sobre o título Lean Startup, o best seller A Startup Enxuta é um divisor de águas na administração de negócios disruptivos. O principal conceito ensinado no livro é o conceito de MVP (minimum viable product) que consiste na divisão de um grande projeto em pequenos produtos menores. Ditos produtos menores são produtos inacabados, de baixo orçamento e curto tempo de execução que são lançados ao mercado para testar uma hipótese sobre a aceitação de determinada funcionalidade pelo cliente final. Com base no resultado do lançamento são realizados ciclos consecutivos de construir-medir-aprender que promovem a inovação do produto final
Desconheço um livro mais utilizado por qualquer profissional da área de propriedade industrial do que a obra Comentários à Lei de Propriedade Industrial do Instituto Dannemann Siemsen de Estudos Jurídicos Ed. Renovar. ​ Como toda lei comentada, esse é um livro de consulta, não é um livro para ser lido da página 1 ao fim em uma só tacada. Livro muito citado em decisões jurídicas nacionais, é ele quem abrimos quando a lei 9279 de 96 não é clara ou precisa o suficiente sobre determinado assunto.
Livro super didático, abrangente e bastante profundo nas abordagens. Reúne os maiores doutrinadores nacionais em uma só obra: Manoel Pereira dos Santos, Wilson Pinheiro Jabur, Denis Borges Barbosa, Ivan Bacellar Ahlert, Lacques Labrunie, Maitê Fabbri Moro e Newton Silveira. ​ Os capítulos abordados em Criações Industriais, Segredos de Negócio e Concorrência Desleal, GVlaw 2007, são: I - As Bases Constitucionais do Sistema de Proteção das Criações Industriais; II - Requisitos Básicos para a Proteção das Criações Industriais; III - Delimitação do Escopo da Patente; IV - Doutrina dos Equivalentes em Direito de Patentes; IV - Os Requisitos de Novidade e Originalidade para a Proteção do Desenho Industrial; VI - Cumulação de Regimes Protetivos para as Criações Técnicas; e VII - Pressupostos do Ato de Concorrência Desleal.
Introdução ao Sistema de Patentes de Antonio Abrantes - ed Lumen Juris 2011 é um excelente livro, escrito por um experiente examinador do INPI. ​ O livro é um apanhado geral de diversos temas relativos a patentes, tais como: "a qualidade do exame substantivo de patentes"; "os acordos internacionais"; "resposta às críticas do sistema de patentes"; "o artigo 33 do TRIPS"; "a origem do prazo de vinte anos de vigência de uma patente"; dentre outros temas. Feito para ser lido randomicamente, como quem lê diversos artigos de um jornal sem uma sequência cronológica entre eles, o autor pincela diversas nuances que nunca antes foram abordadas pelos doutrinadores nacionais de patentes.
Manual de Redação de Patentes ed Schoba 2016 de Ari Magalhães é um livro acessível tanto àqueles que estão habituados ao meio jurídico quanto àqueles que acabaram de ingressar nesse meio ou nunca leram um livro jurídico antes. ​ Tido pela crítica como um livro bastante didático, de leitura simples e agradável, essa obra conduz o leitor a todos os pontos críticos concernentes à redação de um pedido de patente, passando pelas disposições legais, pelos requisitos formais do INPI e pelas estratégias consagradas pelos bons redatores de pedidos de patente.
O Código da Propriedade Industrial Conforme os Tribunais Lumen Juris 2018 de Pedro Nunes Barbosa e Denis Borges Barbosa é uma análise da lei 9279 de 1996 com base em uma coletânea bastante extensa de precedentes jurídicos. Livro extremamente robusto e volumoso (1120 folhas! 1,7 kg). Ótimo para consultas eventuais no dia a dia do trabalho com propriedade industrial. Mais adequado ao profissional da área do que ao neófito no assunto.
Fundamentos do Exame de Patente é uma uma boia para o profissional experiente de patentes. O livro responde às perguntas mais complexas, mais difíceis do trato diário com patentes. Exemplo: Até que ponto uma informação é de fato considera pública (um link para compartilhamento de dados trocado entre as pessoas A e B)? Posso usar o período de graça se perdi os 12 meses do CUP para entrada em fase nacional? Qual a vigência da patente com prioridade interna? Dentre outras questões de necessidade pratica e de resposta complexa.
O recém lançado Os Intangíveis Na propriedade Intelectual de Clovis Silveira produção autônoma 2019 é um compilado de pareceres e laudos periciais elaborados pelo renomado engenheiro nos últimos 25 anos de sua atuação profissional. ​ Esse livro aborda os seguintes ativos intangíveis: softwares; bases de datos; métodos matemáticos; invenções; modelos de utilidade ; desenhos industriais; marcas; nomes de domínio; e avaliação econômica de marcas. Destacamos aqui o trecho do livro dedicado ao parecer de nulidade da patente da BINA, um dos maiores cases de litigio brasileiro em patentes, que teve como alvo a primeira máquina eletrônica configurada para detecção do número que telefonava para um aparelho de telefone fixo do tipo analógico.
WHERE GOOD IDEAS COME FROM de Steven Johnson, é um daqueles livros que tem um título muito pretencioso, que a julgar pela capa lembra mais um livro barato escrito por um coach de auto ajuda, mas que na prática, revela um conteúdo estremamente rico e relevante ao mundo da inovação.
Steven Johnson aborda conceitos até antes indissociáveis como biologia, arquitetura e antropologia para revelar os ingredientes básicos da inovação.
Este livro, aliás, foi indicado por nós pelo blog https://www.gatesnotes.com/ escrito pelo filantropo e empreendedor Bill Gates.
Gatesnotes.com é uma excelente fonte de material bibliográfico de todas as esferas de conhecimento.

Excelência Em propriedade Industrial

Conte com quem tem mais de 10 anos de experiência no mercado de Patentes