Manual de Redação de Patentes ed Schoba 2016 de Ari Magalhães é um livro acessível tanto àqueles que estão habituados ao meio jurídico quanto àqueles que acabaram de ingressar nesse meio ou nunca leram um livro jurídico antes. Tido pela crítica como um livro bastante didático, de leitura simples e agradável, essa obra conduz o leitor a todos os pontos críticos concernentes à redação de um pedido de patente, passando pelas disposições legais, pelos requisitos formais do INPI e pelas estratégias consagradas pelos bons redatores de pedidos de patente.
Explore o intrigante mundo das patentes e da propriedade industrial nesta obra acessível e esclarecedora! Descubra como profissionais não jurídicos, como engenheiros e farmacêuticos, habilmente traduzem conceitos complexos em linguagem simples e compreensível. Se você é um diretor jurídico interessado em aprimorar seus conhecimentos, um professor de engenharia em busca de instrução adicional ou um empreendedor desejoso de proteger suas inovações, este livro é imprescindível. Permita-se ser conduzido por uma abordagem didática, repleta de exemplos práticos e claros, que o auxiliarão a imergir no vasto universo da propriedade industrial.
A “propriedade industrial” é a área do direito que protege patentes, modelos de utilidade, desenhos industriais, marcas, segredos de negócio e indicações geográficas, sendo parte da “propriedade intelectual”, que inclui direitos autorais e outras proteções. Este dicionário foi criado para interpretar termos dentro do contexto específico de marcas, patentes e desenhos industriais, auxiliando profissionais da área. Ele exemplifica como palavras podem ter significados diferentes fora desse contexto e aborda termos usados em disputas e comunicações internacionais.
PATENTES PROTEÇÃO NA LEI DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL de Ivan Ahlert e Eduardo Camara Junior é a maior obra brasileira sobre infração de patentes. Nesse livro você irá descobrir como determinar infração a uma patente de invenção, infração a modelos de utilidade e infração a um desenho industrial. Muito detalhista e muito didático, o livro atende a engenheiros e advogados e contém um capítulo sobre “como não determinar infração a uma patente”.
Desconheço um livro mais utilizado por qualquer profissional da área de propriedade industrial do que a obra Comentários à Lei de Propriedade Industrial do Instituto Dannemann Siemsen de Estudos Jurídicos Ed. Renovar. Como toda lei comentada, esse é um livro de consulta, não é um livro para ser lido da página 1 ao fim em uma só tacada. Livro muito citado em decisões jurídicas nacionais, é ele quem abrimos quando a lei 9279 de 96 não é clara ou precisa o suficiente sobre determinado assunto.
O recém lançado Os Intangíveis Na propriedade Intelectual de Clovis Silveira produção autônoma 2019 é um compilado de pareceres e laudos periciais elaborados pelo renomado engenheiro nos últimos 25 anos de sua atuação profissional. Esse livro aborda os seguintes ativos intangíveis: softwares; bases de dados; métodos matemáticos; invenções; modelos de utilidade ; desenhos industriais; marcas; nomes de domínio; e avaliação econômica de marcas. Destacamos aqui o trecho do livro dedicado ao parecer de nulidade da patente da BINA, um dos maiores cases de litigio brasileiro em patentes, que teve como alvo a primeira máquina eletrônica configurada para detecção do número que telefonava para um aparelho de telefone fixo do tipo analógico.