A Foxconn, a fabricante asiática dos eletrônicos da Apple, Dell, HP, Sony e Microsoft, respondendo ao processo de infração de patentes da Microsoft, disse que, como é uma subcontratada da Microsoft, não tem a prerrogativa de pagar royalties pelo software da desenvolvedora americana.
Mais recentemente, a Microsoft registrou uma queixa no Distrito Norte da Califórnia contra a subsidiária da Foxconn, a FIH Mobile Ltd, e alegou que os royalties advindos das patentes da Microsoft utilizados em dispositivos de clientes da referida subsidiária (incluindo um grande marca chinesa de smartphones) não foram pagos pela Foxconn.
O fundador e CEO da Foxconn, Terry Gou, disse em entrevista coletiva que violação de patentes não é um problema para a Foxconn, já que esta empresa não deve sofrer quase nenhuma perda por ações judiciais como esta.
“A Foxconn nunca teve de pagar à Microsoft nenhuma taxa referente a patentes“, disse Gou na dita coletiva de imprensa.
A Microsoft, em seu comunicado, afirmou que assinou um contrato com a detentora da da Foxconn, a Hon Hai, em 2013, e que o conteúdo do presente processo judicial está previsto no referido contrato.
Em um comunicado oficial da Microsoft, foi dito que: “como a Microsoft adota uma abordagem bastante séria para cumprir suas obrigações contratuais, ela também espera que outras empresas sigam diligentemente os seus compromissos contratuais“.
A Foxconn antigamente operava sob o nome Hon Hai Precision Industry Co Ltd e ganhou a atenção mundial depois de começar a montar iPhones para a Apple.
O anúncio da ação judicial foi recebido pela Foxconn na última terça-feira (12.03.2019), deixando seu CEO “bastante irritado, mas disposto a se defender das acusações“, revelou uma pessoa próxima a Gou sob prerrogativa de anonimato.
Na coletiva de imprensa, Gou alertou as empresas fabricantes de software a não intimidarem seus parceiros fabricantes de aparelhos eletrônicos.
Pamela Wilson de News Stories World
tradução e adaptação: http://www.oconsultorempatentes.com
imagem: oconsultorempatentes em adaptação de unsplash