Posso patentear uma ideia ?

Posso patentear uma ideia? A resposta é: depende.

Depende do tipo de ideia. Há ideias que são patenteáveis e outras que não são patenteáveis.

Para que seja considerada patenteável, essa ideia precisa ser nova em âmbito mundial e ter aplicação industrial.

Por ser nova em âmbito mundial, entenda, ser algo absolutamente inédito em todo canto do mundo. Se alguém na China em 1910 teve a mesma ideia e tornou essa idéia pública neste ano, a sua ideia não tem novidade. Se você copiou a ideia de um terceiro, ainda que inadvertidadmente e acidentalmente, sua ideia não é nova, portanto não é patenteável.

Por ter aplicação industrial, entenda: a sua ideia resolve um problema técnico da indústria? Ela cria um produto novo ou um processo produtivo novo para um produto antigo? Ela aprimora a qualidade de um produto antigo, ou aumenta a velocidade de produção de processo já conhecido? Ela reduz o peso de um produto, ou a poluição causada por determinado elemento? Em caso positivo, você está com sorte, até este ponto, sua ideia nos parece patenteável.

Verifique também se a sua ideia se enquadra em qualquer uma das objeções do artigo 10 da lei 9279 de 1996:

“I – descobertas, teorias científicas e métodos matemáticos;
II – concepções puramente abstratas;
III – esquemas, planos, princípios ou métodos comerciais, contábeis, financeiros, educativos, publicitários, de sorteio e de fiscalização;
IV – as obras literárias, arquitetônicas, artísticas e científicas ou qualquer criação estética;
V – programas de computador em si;
VI – apresentação de informações;
VII – regras de jogo;
VIII – técnicas e métodos operatórios ou cirúrgicos, bem como métodos terapêuticos ou de diagnóstico, para aplicação no corpo humano ou animal; e

Caso sua ideia seja um método financiero, um método de ensino, uma nova teoria científica ou um conjunto de regras para um novo jogo com bolas e bastões, essa ideia não será patenteável.

Caso sua criação se enquadre muito melhor num novo método de fazer negócios do que num novo métro de resolver um problema técnico, idem. Não é patenteável.

Por fim, verifique se o seu invento atende aos requisitos de atividade inventiva ou ato inventivo definidos pela lei de propriedade industrial. 

Mais conteúdo

Confira outros artigos recentes

INVENÇÃO POR COMBINAÇÃO

Na análise de patente de invenção, atividade inventiva é um dos três requisitos básicos exigidos pela Lei de Propriedade Industrial e avaliados pelo corpo técnico

Compartilhe sua opinião

Conte com quem tem mais de 10 anos de experiência